Nossa instituição, adota uma postura interacionista baseada na Psicologia da Educação e que valoriza as interações que se estabelecem entre o homem e o mundo, para fundamentar a sua proposta pedagógica e tem em Vygotsky um dos mais importantes representantes desta teoria.
Seus estudos revelam que existem relações recíprocas entre o desenvolvimento e a aprendizagem, pois a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, e este, por sua vez, cria novos patamares para a aprendizagem. Assim, o desenvolvimento se expande através das interações sociais, nas quais, por meio da internalização, o indivíduo se apropria do conhecimento, ocorrendo, assim, a aprendizagem. Esse processo evidencia a fundamental importância das trocas e aquisições do meio social.
Falar em interação é falar de construção partilhada. O professor deve ter a interação como principal aliada da aprendizagem, pois todos os conhecimentos elaborados das interações sociais de cunho pedagógico terão maior garantia de consolidação. Nesse sentido, as aulas devem propiciar a participação efetiva dos alunos no processo de construção do conhecimento. Assim como os professores, os alunos não são absolutamente iguais, cada um pertence a um grupo com diferentes experiências, estratégias de pensamento e ação, evidenciando-se, assim, a riqueza das interações, presente no fato de se atribuir a cada parceiro a possibilidade de contribuir com a aprendizagem partilhada.
O ideal é que o aluno possa se incumbir de parte do processo de construção do conhecimento. Essa ação partilhada aumenta a motivação e a responsabilidade de cada um no processo de ensino e aprendizagem. O aluno deve conhecer o papel da escola e a relevância social do que está aprendendo. Certamente isso tornará a aprendizagem muito
mais significativa e desafiadora.
Dentro desta premissa temos utilizado, em alguns momentos projetos de trabalho, integrando as áreas do conhecimento. Isto é viabilizado com: pesquisas, estudos de meio, interdisciplinariedade entre as áreas envolvidas e demais ações pedagógicas que auxiliam o aluno a conscientizarem-se do seu próprio processo de aprendizagem.
No ambiente de sala de aula, é necessário que o professor determine e programe as condições de trabalho de acordo com seus objetivos e levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, pois as interações devem ser previamente planejadas e terem um caráter educativo. Nessa perspectiva, a aprendizagem tem sentido para quem está envolvido no processo e deve pressupor a presença de diferentes interlocutores, assumindo um caráter
dialógico
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica